quinta-feira, 10 de julho de 2014

FOZ DO IGUAÇU - ITAIPU, TEMPLO BUDISTA...

Hoje, diferentemente de ontem, amanheceu chovendo ,porém, menos frio, com temperatura por volta de 18º.
Tomamos café e saímos para pôr em prática o planejado... visitar a usina hidrelétrica de ITAIPU, o templo budista, além de substituir o pneu, fazer o seguro Carta Verde e "cambiar" Real por Dolar e um pouco de Guarani (moeda paraguaia.
A troca de Real por Guarani é um capítulo à parte...
Chegamos ao centro de visitantes em ITAIPU e me dirigi até o guichê para adquirir os ingressos: perguntei se existia desconto para professor e me foi informado que sim. Apresentei as carteiras, minha e de Gerlane, e aí começou o impasse... o atendente alegou que não valia pois teria que ser apresentado um contracheque. Indaguei se para um médico teria que apresentar o contrato de trabalho e não a carteira do CRM para provar que era médico ?!! O atendente disse que era dessa forma e perguntou se eu gostaria de falar com o supervisor; disse que sim e aguardei. Quando o supervisor chegou veio com o mesmo blá, blá, blá que teria que ter um contracheque... perguntei se estivesse desempregado deixaria de ser professor ? E, para fechar, que o Tocantins há mais de 6 anos, como forma de economia de papel e preservação ambiental, os holerits são disponibilizados de forma digital para os seus funcionários.
Depois desse "moído" o cara disse que no Paraná deveria apresentar o papel mas, diante do impasse, concederia o desconto. Em resumo, tivemos um desconto de aproximadamente R$ 60,00.
  Recebemos os bilhetes e fomos para a visita...

Após conhecermos ITAIPU e o ecomuseu,fomos conhecer o templo budista. O local onde fica o templo chama atenção, não só pelas estátuas de imagens ligadas ao budismo, como pelo silêncio e paz que o ambiente transmite.

Encerramos nosso ciclo turístico em Foz do Iguaçu... agora era a hora dos últimos detalhes para atravessar a fronteira. Fomos em busca de uma casa de câmbio, uma corretora de seguros e uma borracharia. Inicialmente fizemos o câmbio onde 1 Dollar equivaleu a R$ 2,34... nada demais até ai. Devido a existência de pedágios na estrada paraguaia, tivemos que trocar Real por Guarani... trocamos R$ 100,00 por G$ 190.000,00, isso mesmo ,cento e noventa mil Guaranis !!! É zero demais e vamos ter de recorrer a calculadora para fazer tanta conta !!!!
Substituímos o pneu e localizamos a seguradora onde fizemos o seguro Carta Verde. Em resumo, estamos com todos os requisitos para atravessar a fronteira... que venha o Paraguai !!!

Abraços,

João Joviano / Gerlane e Felipe.

1. Olá gente que privilégio viajar com vocês, que lugar lindo me encanta muito saber que é Brasil, fiquei muito tempo apreciando essas maravilhas e pensando como vocês são generosos dividir esses imagens com a gente é muita solidariedade, fico feliz só em ver que vocês tem outra visão de passeio, os que vocês fazem é pra diverti mais também enriquecer culturalmente, obrigada por enviar o link, acredite curtir cada foto adoreeeeei.

2. Oi Raimunda..que bom que você está nos acompanhando. Abraços!! Gerlane e família.

Obrigado pelo seu comentário...