16/07 - Quarta-feira
Devido o imprevisto da subida da longa serra no dia anterior, não chegamos a cidade de San Felipe; pernoitamos na cidade de Quines. Tínhamos como plano sair cedo após o café da manhã. Acordamos por volta das 6:45 e para nossa surpresa a Lua ainda estava alta... o dia só veio "amanhecer" após as 08 h.
Hotel em Quimes - Argentina |
Tomamos café e seguimos viagem... vimos pela primeira vez que, realmente, o tempo estava esfriando !!!
Deixamos a província de San Luis e entramos na província de Mendoza...
No nosso deslocamento entre Quiness e Mendoza ocorreram alguns imprevistos que atrasaram um pouco o nosso deslocamento... inicialmente uma longa fila para fiscalização dos veículos no cruzamento de limites das províncias de San Luis e Mendoza.
Passamos pela barreira onde apresentamos toda a documentação solicitada e respondemos todos os questionamentos... alguns quilômetros depois fomos parados por um policial de uma patrulha que disse que estávamos trafegando com a luz baixa apagada e que era uma infração... pediu toda a documentação e foi lavrar o auto de infração. Me entregou o auto, perguntei onde deveria ser pago e segui viagem.
Chegamos em Mendoza por volta das 13:00h. Tínhamos que comprar cadenas (correntes para serem usadas, em caso de nevasca e gelo, na subida da Cordilheira dos Andes). Rodamos bastante em busca dessas cadenas... quando descobrimos onde tinha, a loja estava fechada na hora da sesta; encontramos outra loja onde compramos.
Mendoza, terra do vinho... |
e dos cassinos. |
Buscamos o rumo da saída e partimos rumo ao Chile...
De Mendoza já avistávamos as montanhas com o cume em tons esbranquiçados...
Começamos a subir a cordilheira, com paisagens indescritíveis e seus vários túneis...
A medida que subíamos a temperatura baixava e o tom branco nas montanhas aumentava...
Subimos mais um pouco e paramos... estávamos pisando na neve !!!
Em uma proporção inversa, a medida que subíamos a temperatura baixava...
Passamos pelo último pedágio argentino; o próximo passo era atravessar o Túnel Internacional Cristo Redentor...
Túnel com aproximadamente 5 Km de extensão que liga a Argentina ao Chile...
Estamos no Chile...
Entramos no túnel por volta das 17:40 e, devido o fluxo de veículos e a velocidade, saímos de lá já próximo das 18:00 h. Nunca nos passou pela cabeça que os trâmites para ingressar no Chile fossem tão morosos e burocráticos.
Passamos aproximadamente 2 horas em fila descendo a cordilheira até o Complexo Fronteiriço Los Libertadores (local onde funciona a Aduana da Argentina e do Chile); lá chegando foram preenchidos vários formulários, "zilhões" de carimbos e fiscalização no veículo. O Complexo Fronteiriço tem estrutura parecida com uma estação rodoviária, com vários guichês, onde devemos apresentar documentação e formulários preenchidos, sendo 4 etapas na aduana argentina e 4 na chilena. Devido todo esse "moído", saímos de lá por volta das 21:45.
Teríamos que descer os "caracoles", parte mais sinuosa da cordilheira com uma sequencia de 29 curvas e seguir até a próxima cidade, Los Andes, que fica a aproximadamente 60 Km do local.
Trânsito parado devido interdição na pista (sentido Chile - Argentina) |
Chegamos na cidade de Los Andes por volta das 22:45 (horário do Brasil) 21:45 na hora local, onde procuramos um hotel para descansar pois, por hoje, já estava bom de emoções !!!
Abraços,
João Joviano / Gerlane e Felipe
Abraços,
João Joviano / Gerlane e Felipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário...
João Joviano e família.