domingo, 20 de julho de 2014

SANTIAGO - PARQUE ACONCAGUA - 18/07/2014

18/07/2014 - Sexta feira

Após o café da manhã, saímos para um City Tour por Santiago. O hotel que ficamos estava muito bem localizado em relação aos principais pontos turísticos da cidade. Saímos a pé, "debaixo" de muito frio, e fomos conhecer o Palácio do Governo, a Praça das Armas, as Igrejas de São Pedro, de São Francisco, o Museu Colonial e algumas outras edificações e monumentos da cidade.

Igreja de São Pedro

Praça das Armas / Ao fundo, Palácio do Governo

Praça das Armas

Palácio do Governo

Uma das coisas que nos chamou a atenção na cidade de Santiago foi a quantidade de monumentos existentes no canteiro central da avenida "Alameda"...

Outra coisa que chama bastante atenção é a jardinagem, com flores coloridas que até parecem artificiais...

A presença de cachorros nas ruas do centro é relativamente comum; normalmente são animais grandes e dóceis. Devido ao frio, muitos deles usam "roupas"...

No que se refere ao trânsito, vimos algumas curiosidades: as motocicletas tem placa dianteira; todos os ônibus são do tipo "sanfona"...

Construção do ano de 1893

Após conhecermos os atrativos do centro, fomos a outro ponto turístico de Santiago. Resolvemos ir de táxi já que estava afastado do hotel e certamente seria mais fácil que ir no nosso próprio veículo.

No Mercado Público existem restaurantes, vendas de artesanatos, além de venda de peixes, mariscos e outros produtos de origem marinha.

Vista da região do Mercado Público de Santiago

Centro Santiago - Chile

Após algumas aquisições no Mercado Público, voltamos para o hotel, arrumamos nossas coisas e saímos... nosso objetivo era conhecer o Parque Provincial do Aconcágua na Argentina.

Nossa viagem de volta estava começando...

Saímos de Santiago e nos preparamos para subir a Cordilheira dos Andes, com suas curvas e túneis...

Monumento existente à margem da rodovia na Cordilheira

Subimos a Cordilheira, atravessamos o túnel e nos dirigimos até o Parque Privincial do Aconcágua. A Aduana para sair do Chile estava localizada após o parque. Muitas placas de sinalização nos chamaram a atenção por serem totalmente estranhas para a nossa realidade no Brasil.

Embora tenhamos comprado as cadenas (correntes para pneus), não fizemos uso, pois, embora muito frio, não houve formação de gelo ou neve na estrada.

Na parte mais sinuosa da cordilheira dos andes temos uma sequência de 26 curvas e 6 "cobertizos" que são túneis de concreto.

Após essa sequência de curvas e corbetizos, chegamos ao Tunel del Cristo Redentor; a nossa saída do território chileno estava próxima...

Atravessamos o túnel e deixamos o Chile para trás... o complexo fronteiriço estava a aproximadamente 13 Km. Antes, porém, iríamos ao Parque Aconcágua.

Primeiro dos muitos pedágios que pagamos na Argentina, vindos do Chile; fica a mais de 3000 metros !!!

Tivemos uma recepção especial...

Arranjamos um companheiro para a nossa caminhada...

Na nossa caminhada encontramos algumas pegadas de animais...

Embora tenham tentado, não conseguiram fazer o boneco de neve...

Deixamos o Aconcágua para trás e seguimos para o Complexo Fronteiriço para apresentar a documentação e receber os vistos de saída do Chile e Entrada na Argentina. A denominação COMPLEXO não poderia ser melhor... os trâmites de saída são semelhantes aos de entrada e a demora é semelhante.

Gastamos aproximadamente duas horas, sob uma temperatura de 2º, entre fila e trâmites de onde saímos por volta das 20:00 e nos dirigimos para a cidade de Uspalata onde dormimos.