sábado, 12 de julho de 2014

ASSUNCION, ENCARNACION - MISSÕES JESUÍTICAS...

DIA 12/07/2014
 
Acordamos cedo e fomos tomar café; após o café da manhã saímos do hotel e fomos conhecer o Estádio Defensores Del Chaco...







Cambiar la plata é necessário !!!

Após cambiar, seguimos rumo a cidade de Encarnacion, onde veríamos as Ruínas da Missão Jesuítica de Jesus Tavarangué... 



JESÚS DE TAVARANGÜÉ

A principal Redução paraguaia é a Jesús de Tavarangüé, fundada em 1685 e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993. As ruínas ficam a 29Km de Encarnación e a 12Km da cidade de Trinidad, no departamento de Itapúa. Ela faz parte das conhecidas Misiones de los Treinta Pueblos, que foram 30 povoados que se consolidaram com a chegada dos jesuítas no Paraguai (8), Argentina (15) e Brasil (7).








O conjunto urbano de “Jesús” reúne o Templo, que nunca foi concluído, a Plaza Mayor, o Colégio anexo à Igreja, as casas de proteção para órfãos e viúvas, chamadas de Coty Guazú ou Casa Grande.

O que mais chama a atenção é o Templo, um dos maiores da época. A incrível obra tem 70m de comprimento por 24m de largura. O início da construção da igreja com três naves ocorreu entre 1756 e 1759 e mesmo após a expulsão dos jesuítas as obras continuaram. Depois de um tempo, o prédio foi abandonado e nunca ficou pronto. O prédio dourado sobre o gramado verdinho é uma imagem linda.











Jesús de Tavarangüé também é a missão paraguaia com a melhor estrutura turística. O local é bem cuidado, com centro de informações, um pequeno museu, além de serviços como banheiro. O ingresso custa 25 mil Guarani.


















TRINIDAD

A alguns poucos quilômetros de “Jesús”, fica outra grande Missão, a de Santísima Trinidad del Paraná. O que chama a atenção aqui é a imponente igreja com imagens sacras da época jesuítica, além das demais dependências da Redução.
























Nossa visita a essa missão foi muito rápida, pois já estava anoitecendo, o que ao menos proporcionou um lindo pôr-do-sol.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...

João Joviano e família.